Tempo de leitura: 6 minutos
A Química Analítica é uma das áreas essenciais da Química devido à sua natureza interdisciplinar, abrangendo diversos campos da ciência. Dividida inicialmente em duas principais vertentes- qualitativa e quantitativa-, propõe analisar e por consequência, identificar substâncias em uma amostra, assim como determinar a quantidade definida de seus componentes.
Os métodos analíticos são classificados em duas categorias: clássicos e instrumentais.
A identificação e/ou quantificação de substâncias devem seguir uma sequência bem definida para resultados satisfatórios. De maneira geral, a análise compreende as seguintes etapas:
A Química Analítica é fundamental para garantir o controle sobre qualidade e segurança de produtos e processos envolvendo a indústria e diferentes áreas da ciência, com fins distintos e complementares para o bem-estar da sociedade. Na área Forense, contribui para identificação e consideração de pureza de substâncias químicas de interesse pericial e investigações criminais. Na área ambiental, é passível de análise da qualidade da água para consumo e para a fauna local. Dessa forma, métodos analíticos distintos são empregados de forma individual ou em complemento de acordo com a necessidade da análise e busca pelos resultados, com a evolução contínua de novas tecnologias que atendam às demandas científicas e sociais.
Diretora de ADM Financeiro